segunda-feira, 13 de junho de 2011

satisfação de viver com insatisfação

Sofro de uma insatisfação crônica, e não sei bem explicar isso, só sei que ela está ali. Nada contra ela, aliás, muito tenho que agradecer, pois, dela que nasce minha vontade de sempre procurar o que não é óbvio. Das noites eu provo o gosto amargo da solidão; dos dias busco o cheiro morno da estagnação; das tardes encontro o beijo da insatisfação. Uso do poema, dos contos, do pensamento e da escrita para me auto-favorecer, para que eu possa me caber nesse mundo cheio de hostilidade e hipocrisia. Não sou beato e nem pretendo ser, acho o cúmulo da bestialidade humana querer ser o modelo a ser seguido, o modelo correto para fins altruístas. Sou a antítese do que esperam de mim, porque na verdade eu não espero nada de quase ninguém - digo quase, porque há ainda nesse mundo quem vale a pena seguir e acreditar - espero o substancial de mim mesmo. Eu minto e não tenho a vergonha de dizer, como também não tenho vergonha de admitir que já defendi opiniões que com o tempo, se mostraram errada; não há coisa mais saborosa do que se descobrir que você estava errado. Gosto do que do que é real, palpável. "Ser realista é bem melhor do que fantasiar asneira do que a vida poderia ser". Concordo. Fantasiar é fácil, dar a cara a tapa para a realidade é tarefa de Titã para quem tem a ousadia de querer viver do que se é de fato. Viver de verdade. Mas o que é viver de verdade para outrem e para si próprio? Dai vem a insatisfação, cada qual deve lidar com sua própria e saber o que ela grita dentro de si. Não é fácil, não tem comodismo, exige uma força, uma natureza selvagem de se enfrentar tudo o que é dito correto e normal. Enfrentar os costumes causa fadiga, mas toda fadiga - como dor - tem uma pontinha de prazer. A insatisfação é o primeiro passo para o progresso interior. Tudo que o que tem que ser encontrado, deve ser procurado dentro de cada um.

2 comentários:

  1. Nossa, como eu curti... Ficou meio com pressa, mas me lembro muito o boteco...
    Somos dotados dessa insatisfação crônica e no fim, apesar de atrapalhar, é ela que nos motiva e nos faz seguir em frente, lutar contra a estagnação e para alcançar quem almejamos ser!
    Ameei!

    ResponderExcluir
  2. ficou ótimo!

    Explicou em pucas palavras o que poucos entenderão. E os poucos que importam. Né?

    ResponderExcluir